sábado, 14 de maio de 2011

Qual o destino da Língua Portuguesa?


Olá querido leitor, o motivo que me traz aqui hoje, foi uma reportagem que vi no Jornal Nacional de ontem, 13 de maio de 2011, onde o MEC (Ministério da Educação) defende que o aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma correta, sim, este era o título da matéria. Veja ou leia a matéria completa para entender melhor: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/mec-defende-que-aluno-nao-precisa-seguir-algumas-regras-da-gramatica-para-falar-de-forma-correta.html

Embora o MEC e o os autores do livro tenham seus argumentos de defesa, eu sou contra eles, tudo bem que devemos sim respeitar aqueles que não dominam muito bem a língua portuguesa, mas quando estes não têm nenhum tipo de estudo, mas aquele cidadão que diz estar estudando, vai a escola e ainda conclui seus estudos, ah, aí os valores mudam.

Tudo bem que a nossa língua, o português, é complexa e uma das mais difíceis de aprender, mas permitir coisas simples como 'os livro', uma das partes mais fáceis de absorver da gramática.

Sempre ouvi falar, nos tempos de escolas, que saber escrever é muito importante, pois é fator decisivo na hora da contratação nas empresas, me preocupei a vida inteira com isso, e até hoje me preocupo, confesso que todos os textos que publico aqui neste blog, muitas vezes demoram a ser publicados, pelo simples fato de eu pedir sempre a um amigo ou familiar que o revise para mim, evitando assim os meus possíveis erros.

Claro que errar é humano, quem nunca errou na vida?

Mas buscar os acertos é ainda mais humano, e quando o erro muda completamente o sentido da frase?

Creia certa vez li: “O cliente em forma.” E na realidade deveria ser: “O cliente informa”. Encontrei esta proeza numa nota de um atendente em uma das empresas onde trabalhei daí me vem mais uma revolta, nossa, uma pessoa que muda todo o sentido do contexto na hora de escrever, tem os mesmos direitos que eu, recebe o mesmo salário, e o pior, passou pela mesma seleção a qual me submeti, mas tudo bem... Aplausos! Para as empresas que se preocupam com a imagem que seus atendentes irão passar de si para seu consumidor final.

O engraçado é que a minha geração é que fica com a fama de careta.

Mas mesmo sendo careta, ficarei com os ensinamentos que me foram passados há anos atrás, e eu que ainda estava preocupada com mudança ortográfica que tivemos em 2009, querendo reaprender, ah, será que ainda preciso me pensar nisso?

OBS: Ah, não me levem a mal caso tenha algo escrito de maneira errada, viu leitor, por favor, respeite a minha escrita, pois este texto foi publicado sem nenhuma revisão, propositadamente.

E você, o que pensa sobre o destino da Língua Portuguesa?

Um comentário:

  1. O País inteiro precisa de CULTURA,somos eternos aprendizes!Sem cultura não se vive!

    ResponderExcluir