É pelo jeito educação é coisa do passado ou está fora de moda.
Sim, é o que parece, pois, infelizmente, se contam nos dedos as pessoas e locais onde somos tratados a base da boa e velha educação, parece que as ‘palavras mágicas’ ensinadas por nossos pais, como: Bom dia!, Boa tarde!, Boa noite!, Com licença, Desculpe-me, Por favor! e Obrigada(o)!. Parecem estar fora do cotidiano das pessoas.
Inacreditavelmente, presenciei pessoas “espantadas” com a gentileza do outro, certo dia, estava eu num ônibus, sentada próxima a cobradora, quando entra uma passageira que ao entregar o dinheiro diz: “Bom dia!”, a cobradora permanece calada, como se aquilo não fosse pra ela, já que não o devolve, e pior, direciona o olhar para mim e balança a cabeça negativamente, como se a educação da passageira fosse algo de outro mundo, confesso não ter entendido aquela reação.
Em outro momento, estava eu no supermercado, na sessão dos frios, na minha frente tinha um senhor com uma criança de aproximadamente quatro ou cinco anos de idade, me direcionei ao balconista e disse: “Por favor, 200 gramas de presunto.” E naquele momento, a criança, direcionada ao adulto que acompanhava, em voz alta diz: “Olha, a moça disse: ‘por favor’!” e então, o adulto responde: “Ela é uma moça educada.” Tudo bem que se trata de uma criança que ainda tem muito que aprender na vida, mas quando comentei com uma amiga, sim, pois eu também fiquei ‘espantada’, a mesma me disse: ”Eles não devem usar esses termos nem dentro da própria casa, já que o menino ficou admirado com o que você disse.” E creio que ela, infelizmente, tenha razão.
Não é pelo fato de ser criança que o futuro adulto não conheça as ‘palavras mágicas’, uma vez que educação vem de casa, subentende-se que, nos seus primeiros anos de vida, o pimpolho já aprenda os significados e utilidades destas palavras, eu tenho uma sobrinha de seis anos e a mesma sabe muito bem pedir algo, com educação, quando precisa.
Talvez as pessoas acreditem que o outro tenha simplesmente a obrigação de fazer algo para si, sem precisar utilizar as boas maneiras, seja um ingênuo, por favor, ou mesmo agradecer por ter sido beneficiado.
Acredito que todos nós, sem exceção, gostamos de ser bem tratados, até mesmo as pessoas que dispõe de menos educação, também apreciam os bons modos, seja dentro de casa ou até mesmo no comercio, sim, pois uma boa educação está associada com o a boa qualidade no atendimento.
Inclusive, em alguns lugares que trabalhei, fui criticada por dar atenção demais ao cliente, por tratá-lo bem ao invés de simplesmente ser prática e objetiva, acredito que dê sim, para associar todas estas características no momento do bom atendimento.
É obvio que não dei se quer ‘ouvidos’ as criticas daquelas pessoas, pois além de serem simplesmente colegas de trabalho, pois duvido que algum dos meus chefes me reclamaria por ser educada demais com os clientes, acredito que aquelas ‘pobres coitadas’, além de não saberem o retorno que os bons modos traz, também não tinham visão qualquer sobre a qualidade no atendimento.
Mas, infelizmente estavam ali, como eu, ganhando o mesmo salário, sem ter nenhum preparo para atender o cliente, eu procuro me colocar no lugar do outro, falando como consumidora, em casos que fui bem recebida em lojas e até por médicos, voltei e os recomendei, já os que nem olharam na minha cara ou me deixaram falando sozinho para atender outro que chegou depois de mim, sai do local falando mal e sem dar a devida importância a quem não me recebeu bem.
Algumas empresas esquecem que clientes insatisfeitos, saem falando mal da sua empresa para cerca de quinze pessoas, já os satisfeitos, pasmem, contam para cinco pessoas no máximo, e isso se o assunto for mencionado, caso contrário... Acredito que algumas empresas devam observar seus funcionários, e se há casos de pessoas que não gostam de trabalhar com o público, estas, devem ocupar outra função na empresa, pois estas, por não saberem e não terem paciência de lidar com o outro, pode comprometer a imagem que o cliente tem do estabelecimento.
Essas pessoas provavelmente não sabem que gentileza gera gentileza!
Mas e você, acredita que educação saiu de moda?
Realmente, é inacreditável como os valores estão ao contrário hoje em dia...como disse minha prima Carla em uma de nossas ótimas conversas " Quem tem valores é visto como ingênuo ou bobo". É impossível sabermos quando começou essa inversão toda...pode ser que com tanta tecnologia,com tantas informações chegando ao mesmo tempo em várias mídias...a gente tenha esquecido do simples, do jantar em família, daqueles valores ensinados por nossos pais e avós. Hoje em dia com a exigência de "ter" as familias se fragmentam e os filhos são criados pelas babás eletrônicas ( Tvs, computadores), pelas avós ( que não tem obrigação de educar, que fique claro) e ás vezes por si só.Eu como mãe de uma garota de 06 anos, faço a minha tentativa de fazê-la educada e consciente, na esperança que fazendo um pouco eu consiga melhorar um pedacinho do todo! Ótimo texto minha irmã...uma discussão saudável e necessária
ResponderExcluirO mundo anda cada vez mais pra trás, quando pensamos que estamos em plena evolução, um simples obrigado, por favor, com licença, é visto como algo fora do comum. É no mínimo decepcionante que não se aprenda essas "palavrinha mágicas" atualmente. Todas essas boas maneiras não significa que você quer aparecer, nem ser melhor que os outros, muito pelo contrário, significa que você é uma pessoa educada, tem caráter e é no mínimo simpática. Igual a nós!!!!!kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMesmo que se admirem por eu ser educada,farei isto pelo resto da minha vida!Pois graças a Deus eu tive boa educação e soube passá-la as minhas filhas,que hoje são adultas,porém desde crianças eu ensinei como ter bons hábitos e bons modos!Ser educado não significa coisa do outro mundo e sim,faz toda a diferença!
ResponderExcluir