segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aborto?


Hoje vou tratar de um assunto muito delicado, o aborto, há muito tempo, este me foi sugerido como tema por Irineia Sarmento, e finalmente venho tratá-lo.

O aborto é a suspensão da gravidez pela morte do feto ou embrião, está é causada espontaneamente ou provocada, na segunda opção pode trazer sérios problemas para a saúde da mulher que o pratica.

No Brasil o aborto é permitido para salvar a vida da gestante ou quando a gravidez é fruto de estupro, caso contrário, é considerado crime. E mesmo com esta proibição, uma a cada sete mulheres cometem o aborto.

A discussão sobre o assunto é infinita, pois envolve motivos religiosos, políticos, comportamentais e a saúde da mulher.

Muitos são os argumentos a favor e contra o aborto, alguns deles:

Argumentos a favor o aborto

A mulher tem o direito de tomar decisões num assunto que diz respeito à sua vida como o é da maternidade.

A maternidade não desejada é fonte de problemas futuros para a mulher, para o casal, para as famílias e, sobretudo, para as crianças delas nascidas.

Embora não haja mulheres na prisão, há mulheres com pena suspensa. Dezenas de mulheres são perseguidas, sujeitas a exames médicos humilhantes e expostas à opinião pública.

Proibir não elimina o recurso ao aborto. Quando as mulheres sentem que ele é necessário fazem-no, mesmo que não seja em segurança.

O primeiro direito da criança é ser desejada.

Argumentos contra o aborto

Fazer um aborto é um atentado contra a vida humana.

Nenhuma mulher foi parar à prisão por ter recorrido ao aborto.

Um feto é uma "pessoa", semelhante a nós, com iguais direitos.

O aborto legal deixa as mulheres à mercê de todo o tipo de pressões.

O aborto legal vai congestionar os serviços de saúde.

Conheça mais argumentos acessando: http://www.aborto.com/reflexoes.htm

Não me cabe julgar aqui as mulheres que optam, optaram ou optarão pelo aborto, pois não estarei na famosa porta do céu para recepcioná-las e dizer se fizeram ou não a coisa certa, nem tão pouca condená-las. Devemos lembrar que cada um de nós temos o livre arbítrio dado por Deus, o que nos dá o direito de fazermos o que acreditamos ser melhor para cada um de nós, e arcarmos com as consequências.

Ultimamente, acompanhando os noticiários, nos deparamos com mães abandonando seus filhos em locais precários, quando localizadas, estas são condenadas por abandono de incapaz.

Mas francamente, acredito que a melhor opção tanto para evitar o aborto quanto o abandono, seja evitar a gravidez, e para isto temos muitos métodos contraceptivos disponíveis hoje em dia, que tal aderir a um deles?

Entre as opções temos a pílula anticoncepcional, o preservativo, tanto feminino quanto masculino, o DIU (Dispositivo Intra-Uterino) e a injeção. A maioria destas opções deixa as mulheres protegidas no momento do sexo, valendo lembrar que nenhum método é 100% seguro.

Melhor é, prevenir do que ter que remediar.

E você, o que pensa sobre o aborto?

Um comentário:

  1. Querida Juliana em primeiro lugar quero parabeniza-la pelo blog que está cada vez melhor.
    Sobre o tema aborto, estou muito feliz por ter acatado minha sugestão,pois este é um tema muito polémico e também importante,principalmente a nivel de informação, pois infelizmente ainda temos pessoas ignorantes a respeito do assunto.
    Você fez uma ótima exposição,visto que o tema é bem complexo, procurou mostrar o aborto de diversos ângulos.
    Eu sou totalmente contra o aborto,pois acredito que ninguem tem o direito de tirar a vida de outro,o feto é uma vida. Comparo o aborto a um homicidio planejado. Não estou aqui julgando quem fez ou quem faz, simplesmente essa é a minha opinião, pois como foi dito do inicio da abordagem cada um tem o livre arbitrio e sabe o que ta fazendo.

    Bjus

    ResponderExcluir