quinta-feira, 10 de março de 2011

Ética X Moral


Falar de ética é algo complexo, uma vez que esta representa um comportamento pautado por normas criadas pelo homem. Defini-las é ainda mais complicado, já que cada um possui uma visão particular do que é bom.

Definir ética, ainda traz a discussão sobre o comportamento moral de cada individuo, e cada um de nós, tem condutas diferentes de valores, normas e princípios.

Começando pela a moral, que possui uma característica muito pessoal, e a ética se diferencia por representar um conceito geral que deve ser seguida pela sociedade. Se seguida ou não, depende da visão de cada pessoa.

Creio que um bom modelo seja a profissão de fiscal, este responsável por verificar se a sociedade está cumprindo com as normas estabelecidas e responsável por multar o indivíduo que infringe a regra. Suponhamos que o Sr José trabalha num órgão público e deve colaborar para que a lei seja cumprida, este vai até a casa do Sr João, este terá a energia de sua casa cortada porque está inadimplente com a companhia de energia. Chegando lá o Sr José diz o motivo de sua visita, e o Sr João, propõe um acordo para o representante da empresa, o mesmo diz: “Senhor, compreenda, eu não posso ficar sem energia, tenho filhos, comida na geladeira, se o Sr cortar o meu serviço, a comida vai estragar e até que eu prove que paguei e a energia volte, meus filhos nem terão mais o que comer, se eu der R$ 50,00 para o “amigo”, e ficar entre nós, eu te ajudo, e prometo que irei amanhã mesmo pagar a conta que está atrasado, o que acha?

O que poucos sabem é que o Sr José, também tem filhos e, quando saiu de casa tinha pouca comida na despensa, tão pouca que só daria para aquele mesmo dia, e o valor de R$ 50,00 de fato o ajudaria a garantir o alimento da família.

Caro leitor, entenda a intenção aqui não é dizer se a atitude de ambos esteja certa ou errada, mas que cada um deles, visa suas necessidades, e este me parece o exemplo perfeito para mostrar onde estaria a ética e a moral.

Tem um texto, muito interessante por sinal, de autoria da Elisa Lucinda, intitulado “Só de Sacanagem”, e que se tornou conhecido através da cantora e compositora, Ana Carolina, que o declamou no seu cd ‘Ana e Jorge’ divinamente, segue abaixo para quem não o conhece:

Só de sacanagem

“Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: “Não roubarás”, “Devolva o lápis do coleguinha”, “Esse apontador não é seu, minha filha”. Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba” e vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”

Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!”

Elisa Lucinda

Este texto me parece perfeito para provocar a reflexão sobre o comportamento que cada um de nós adota, me parece ideal também para revermos conceitos e analisarmos o quanto a situação, lamentavelmente, é tão complicada.

O interessante é a sugestão de sermos corretos que ele nos propõe, embora saibamos que a sociedade já está mal acostumada com este tipo de coisa, o que não deveria.

Outra sugestão interessante que deixarei aqui é o site do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, uma organização da sociedade civil de interesse público -OSCIP- que congrega empresas e entidades empresariais não governamentais com o objetivo de promover a melhoria no ambiente de negócios e estimular ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal, informalidade, falsificação e outros desvios de conduta. (Definição direto do site).

etico.org.br

E você, o que pensa sobre a ética x moral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário