segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cuidando da Saúde

Há algum tempo tenho reparado em alguns comerciais de televisão, algumas marcas, com o objetivo de vender, estão priorizando tanto o número de calorias de seus produtos, a ponto de tornar outros alimentos como vilão.
Um caso bem intrigante é de uma marca de maionese, que disse ter em sua colher de sopa apenas 40 calorias, enquanto o azeite possui cerca de 117 calorias, até aí tudo bem, digamos que eles tenham de fato ganho no quesito calorias, mas e o quesito benefícios à saúde? Já parou para observar a quantidade de ingredientes para produzir a maionese e quantidade utilizada para o azeite? Certamente em algum momento da sua vida, ouviu um profissional da saúde dizer que o azeite é benéfico a saúde, e quantas vezes ouviu alguém falar que maionese fazia bem? Creio que a propaganda foi tão mal sucedidada que, recentemente a marca teve de produzir outro comercial falando dos benefícios do azeite.
Outro caso onde as calorias estão sendo bastante defendidos, é no comercial de suco de caixinhas, dizendo que uma caixa de suco de aproximadamente 200ml, tem a mesma quatidade de calorias de uma maçã, oh, realmente, pouca, né! Mas ninguém diz a quantidade de sódio que contém naquela caixa, conservantes e tudo o mais... Desde quando os benefícios de um suco de caixinha pode ser comparado com os benefícios de uma maçã?
Ah, tem também o caso do katchup que tem 10 tomates em cada 390g de sua embalagem, a fatia de presunto que tem menos de 15 calorias em cada uma de suas fatias...
São muitos os produtos lançados para 'ajudar' na escolha final do consumidor, as calorias são imporantes sim, mas creio que escolher os produtos de acordo com os benefícios que trazem para nossa saúde, ainda seja a melhor opção. Partindo do principio, de muito deles são produzidos com intuito apenas de nos fazer consumí-los, por tratar-se de alimentos supérfluos.
Um exemplo para isto são os molhos prontos para saladas, já perguntou a um nutricionista se eles realmente são bons para saúde?
Soube que este acompanhamento não é uma combinação perfeita para nossa alimentação, segundo nutricionistas, de nada adianta comermos salada com molhos quimicamente prontos, tipo quatro queijos, rosê...
Não serei hipocrita em dizer que essas alternativas não sejam práticas e em muitos casos, saborosas.
A minha intenção aqui, é promover uma reflexão sobre o que a mídia pretende nos vender, e até que ponto devemos consumir, conscientemente cada um destes produtos, dizer que sua filha come arroz com tomate só por acreditar que naquela embalagem contém dez unidades, é um pouco demais para mim, ainda mais que esta filha é capaz de consumir o fruto propriamente dito, mas os ingredientes e a quimica utilizados na produção são tantos para tornar o katchup irresistível...
Analisar antes de comprar, esta ainda é a melhor opção para quem pretende cuidar da sua saúde.
Lembre-se: Só é persuadido quem permite assim ser.



E você, o que pensa sobre esses produtos?

3 comentários:

  1. \o/
    Vc voltou, que alegriaaaaaa!!! Falando sério, eu já vi essas propagandas e realmente elas enaltecem que tem pouquissímas calorias e que acham isso a melhor notícia do universo, mais vamos esperar o que de uma sociedade que só se interessa nas calorias de tudo que consomem, até da água e do pirulito, da saliva e por aí vai...Beijos com muita saudade
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Saudades das atualizações deste blog. As palavras da ilustríssima Juliana estão fazendo falta.

    ... volta! vem "viver" outra vez a meu lado. não consigo dormir sem teu braço. pois meu corpo está acostumado...

    ResponderExcluir
  3. Cuidar da saúde é importantíssimo. Só não podemos confundir essa necessidade com disciplinar seu corpo de modo a se tornar um neurótico, na busca pelo corpo perfeito, comercial. A exemplo do que muitos tem feito nas academias da vida! :)

    Outra coisa, quanto aos benefícios e malefícios dos alimentos é uma verdadeira guerra diária, dentro do setor de publicidade, um dia ouço que café faz bem, no outro faz mal, dia seguinte arroz engorda e por aí vai... Penso que tudo na medida certa pode ser positivo, prazerosa. Claro que quanto mais consumir frutas, legumes, verduras melhor. Ainda assim estou convencido de que a mídia quer nos fazer consumir e para isso inventa vários discursos!

    ResponderExcluir