quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Só depende de mim



Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo... ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde... ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria.... ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar.... ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim."

Charles Chaplin


Belo texto de Charles Chaplin, bom, que seja dele, com a internet nem sempre temos certeza de seus autores, já que muitas pessoas criam frases e usam nomes de personalidades para assiná-las.
Mas partiremos do principio de que o texto de fato seja de Chaplin, podemos ver a proposta que ele nos traz, a de cuidarmos da nossa própria vida, o que nem sempre é aceito por todos, pois há muitos que preferem reclamar de tudo ao seu redor, sim, pois assumir as rédeas da própria vida não é fácil para muitos, há os que preferem continuar culpando terceiros por algo dar errado.
Você já parou, em algum momento da sua vida, para pensar e agradecer por tudo ao invés de reclamar?
Como somos injustos muitas vezes, ‘culpamos Deus pela chuva’ ou reclamos se o sol está quente demais, não há meio termo, e se passássemos, a agradecer pelo dia que temos, seja ele chuvoso ou ensolarado?
Aceitar o dia como ele vem e nos moldarmos a ele, se chove agradecer por molhar as plantas, sim, pois esquecemos da propósito da natureza, sim, pensamos somente em nós e no que nos atrapalha, sim, começa a chover e você se pega sem guarda chuva, o trânsito fica uma loucura, o metrô funciona com intervalo menor, o carro passa e te molha, sim, eu sei, nada disso é agradável, mas o que podemos fazer?
Agradecer pela chuva caindo, que molha o chão e deixa as folhas mais bonitas, que ajuda a purificar nosso ar, será que conseguimos isso? Ou ficaremos apenas imersos a nossas vontades?
É isso, em muitos casos somos tão egoístas que não conseguimos enxergar os benefícios que muitas situações nos trazem, fechamos os olhos para tudo o que é bom por vermos apenas coisas ruins e o quanto isso prejudica nossa vida, nos deixa travado para recebermos o que há de bom.
Talvez seja difícil para algumas pessoas, mas agradecer por tudo, até mesmo algo que consideramos ruim, pode ser uma boa maneira de termos um dia diferente, mais pleno. O bonito está na simplicidade da vida. Já tentou ter um dia mais leve? Vamos tentar? Afinal, a mensagem de Chaplin é linda e nos propõe a reflexão constante.
Vibremos boas e leves energias, tudo bom!



2 comentários:

  1. Tbm acredito em tudo que for relacionado a Chaplin, é incrível como um cara que morreu faz um tempo, pode nos dar uma bela lição de moral nos dias atuais, tudo que ele diz na mensagem é válido pra que nossa vida vá em frente e que a gente pare de reclamar tanto sobre tudo e todos. Minha dica de leitura (né, Ju kkkkkkk) é um livro chamado Poliana, ela é uma menina que sempre vê o lado de tudo, seja pq ela acordou cedo ou tarde, se tá chovendo sem parar ou se tá um sol de rachar, o importante pra ela é se adaptar ao que acontece e não reclamar sob hipótese alguma. Ela tbm fala de um "jogo do contente", nessa brincadeira é proibido ficar triste e se fica na obrigação de ver o lado bom das coisas, nem que seja só pra ganhar o jogo. Já faz um tempo que o livro foi lido, mas a essência é essa e isso não foi esquecido, na verdade, ele tem que ser colocado mais em prática... Um beijãoooooo Juuu
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Verdade, precisamos agradecer mais, sorrir mais, ser feliz. A oportunidade foi nos dada, basta que façamos por onde continuar eternos, boas energias minha querida, límpidas vibrações e luz.

    ResponderExcluir