quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Luta Contra AIDS


Hoje, 01 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra AIDS, este dia foi criado para combater à doença e conscientizar as pessoas da prevenção. Esta decisão tomada em 1987, com a ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU), foi a Assembléia Mundial de Saúde. Em nosso país, este dia é comemorado desde 1988.
A cada ano, são abordados diversos temas, este ano de 2011, o foco da campanha, são os jovens entre 14 e 25 anos. O preconceito contra gays, travestis e transexuais, condenados como os responsáveis pela transmissão e infecção pelo HIV, também é assunto na ocasião.
Orientar os jovens sobre o perigo da doença deve começar em casa, é claro que se trata de um assunto delicado entre pais e filhos, mas pesquisas comprovam que jovens supervisionados por seus pais têm menos riscos de contrair a doença. Embora a campanha deste ano esteja muito focada nos jovens, vale lembrar que homens e mulheres, também são vitimas.
Uma pessoa contaminada pela AIDS pode viver por 15 anos ou mais sem manifestar os sintomas. Embora seja necessário diagnosticar a doença o quanto antes.  Independente da sua opção sexual saiba como prevenir-se da doença:
- Use camisinha em todos os tipos de relação sexual.
- Use camisinha desde o começo, pois antes da ejaculação o corpo libera secreções que podem transmitir o vírus.
- Não use aparelho de barbear, escova de dente, agulhas ou seringas de outras pessoas, mesmo se acreditar que não existe nenhum risco.
- Peça ao seu médico para fazer teste de AIDS antes de planejar uma gravidez ou se você engravidou sem se programar.
- Se você for portadora do vírus, não amamente. O leite pode transmitir o vírus à criança.
- Se você é portador do vírus HIV, consulte periodicamente o médico especialista.
- Sempre que fizer curativo em outra pessoa ou ajudar alguém que estiver sangrando, use luvas de látex ou outras que você tiver na hora.
- Se você teve uma relação sexual em que pode ter se contaminado com o vírus HIV ou contraído outra doença sexualmente transmissível, consulte imediatamente um médico da sua confiança.
- Guarde as camisinhas em um lugar seco e arejado, e respeite a data de vencimento.
Sexo é bom, se puder ser seguro, melhor ainda!
Esta é minha singela contribuição para este Dia Mundial de Luta Contra AIDS, deixarei aqui um vídeo objetivo e informativo, para que busquem mais conhecimentos sobre o assunto, cuidar da nossa saúde, é missão para cada um de nós, se cada um de nós não cuidar da própria saúde, ninguém o fará! 






Um comentário:

  1. Outro ponto importante nessa questão da AIDS é desmarginalizar a doença. Existe um grande preconceito como o portador do vírus. Quem dentre nós ouviu alguma vez de um amigo nosso que o mesmo é soro positivo? Raríssimos casos, as pessoas que são portadoras tem medo de censuras, retaliações, até mesmo dos amigos... Precisamos seguir esse raciocínio: existe os meios preventivos, mas se por seja lá qual for o motivo, a fatalidade acontecer, cabe a nós não julgarmos quem contraiu o vírus. Sabe-se que existem muitas outras doenças crônicas, a saber: Artrite, Artrose, Crhon etc; como nenhuma dessas é transmitida sexualmente não se tem preconceito contra os acometidos. Vejamos que o tabu do sexo permanece em todas as esferas, não se fala de sexo em casa, por mais que se saiba que os corpos sentem desejo dele. Por não se falar em sexo, por ser um assunto censurado, não se fala em proteção/prevenção. Por não se falar em prevenção, o pior acontece, e ai, o soro-positivo, que nas etapas anteriores não falou abertamente com a família, sobre sexo, falará agora? Fica à dica! Abaixo o tabu do sexo!

    ResponderExcluir