quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O que pensa sobre a Luta de Pessoa com Deficiência?

Soube que ontem, 21 de Setembro, foi o Dia Nacional de Luta de Pessoa com Deficiência, sim, todas as deficiências, este dia foi estabelecido pela Lei n° 11.133, de 05 de Julho de 2005, que determinou essa data para uma causa tão importante.

Esta data é obra do movimento social de muitas entidades que lutam pelos direitos de pessoas com deficiências. Essa data também foi escolhida por ser o Dia da Árvore e por ser o mês de Setembro que representa o nascimento das reivindicações de cidadania, além de estar próximo da primavera.

Acho todo esse significado muito interessante, creio que essas pessoas, infelizmente, ainda têm muito mesmo o que reivindicar. Quando se fala em deficiência, eu particularmente me lembro de uma instituição que visito regularmente, a Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN), eu a conheci através de amigos e hoje me sinto um pouco parte de tudo aquilo.

Me lembro a primeira vez que eu fui, galera alegre e muito receptiva, me senti muito bem lá...

E todo este cenário me fazia lembrar a minha avó paterna, já falecida, que também era deficiente visual, ah, mas ela era muito esperta, como muitos que fazem parte da SOCERN, em especial seu presidente Ronaldo Tavares, pessoa que tem o dom da palavra.

Vejo o quanto essas pessoas ainda lutam para conseguir seus direitos mínimos de cidadania, como são pessoas simples e dispostas a viver, digo isso por que em alguns momentos você pode reclamar da sua, é natural, infelizmente, o ser humano não sabe aproveitar a vida que tem e acabam por reclamar demais, não todos, é claro.

Lembro-me de um dia ter lido no jornal que o estado do Rio Grande do Norte é maior em número de deficientes visuais, e que estes lutavam por um direito de cidadania muito simples, que os cardápios em bares e restaurantes sejam feitos em braile, pois os mesmos sofrem muito quando saem e dependem dos garçons para conhecer o possui no cardápio e os valores.

Sei que esse direito ainda não virou lei, mas estou na torcida para que isso entre em vigor o mais rápido possível, pois essas pessoas merecem ser respeitadas!

A SOCERN vive de ajudas e uma maneira muito simples de você pode juntar cupons fiscais e levar até lá, com isso eles já conseguiram geladeira, computadores entre outros. Visite a SOCERN:

Avenida: Alexandrino de Alencar, 411 sala 132 Alecrim.

Fone: 3086-2222 / 3211-9122

E você, o pensa sobre a Luta de Pessoa com Deficiência?

Conhece alguma instituição que esteja precisando de ajuda?

O que você faz para na Luta dessas Pessoas?

2 comentários:

  1. A instituição que conheço e que sempre precisa de qualquer tipo de ajuda é o Asilo Juvino Barreto.Lá é tudo muito organizado,limpo e as pessoas são alegres e receptivas a todos que lá visitam.Vale muito a pena olhar com mais carinho e compreensão para todos aqueles senhores e senhoras que de tanto trabalharam e que agora merecem um descanso num lugar sossegado.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que os deficientes de um modo geral,precisam ser mais respeitados em qualquer lugar e pela sociedade,que muitas vezes os descriminam,como se eles tivessem doenças contagiosas.Não sabem essas pessoas,que pessoas com certas deficiências são pessoas maravilhosas e merecem o respeito e atenção de todos!E nosso país deviam ter mais empenho e ter leis que fizessem todos ter respeito pelos deficiêntes e encará-los como pessoas normais,como todos nós!Eu conheço a Socern,a mesma entidade,que nossa amiga Juliana mencionou,e posso dizer da luta dessas pessoas são intensas,mas nem por isto,eles deixam de viver,ao contrário,são felizes e pessoas maravilhosas,inclusive eu quero muito bem aos menbros desta entidade maravilhosa,a Socern,na figura de seu presidente,o querido amigo Ronaldo Tavares.Um abraço à todos eles e tenho eles como lição de vida pra qualquer um!

    ResponderExcluir